12 de fevereiro de 2013

5 Dicas para lidar com as criticas.


A crítica é algo comum na vida profissional de um designer, principalmente quando seu trabalho é exposto publicamente. Saber lidar com críticas é crucial para o crescimento profissional, mas muitos pecam nesse sentido, pois não aceitam comentários negativos.
Tem dificuldades em lidar com críticas? Então leia essas 5 dicas que podem fazer você pensar de forma diferente:

1. Não supervalorize seu trabalho

Muitas vezes temos a tendência de supervalorizar um projeto ou trabalho. Para o criador, talvez seja difícil observar defeitos e pontos a melhorar em sua criação. Designers que se consideram “artistas” tendem a pensar dessa forma. Portanto, evite defender cegamente seu projeto, rebatendo toda e qualquer crítica. Tenha a mente aberta e encare seu trabalho como algo que sempre pode ser melhorado.

2. Nem toda crítica merece uma resposta

Se você receber 99 mensagens positivas e 1 negativa a respeito de algo que criou, instintivamente terá vontade de responder a crítica negativa. É normal do ser humano querer agradar a todos. Mas é simplesmente impossível. Muitas críticas negativas podem ser realmente construtivas, porém existirão aqueles que falam mal por prazer. Para esses, a melhor resposta é o bom e velho “fale com meu dedo”.

3. Encare críticas como dicas construtivas

Quem possui mente aberta provavelmente encarará algumas críticas como verdadeiras e valiosas dicas. É claro que nem toda crítica serve como dica, mas caso perceba que algo em particular é constantemente citado pelos críticos, é sinal que algumas mudanças poderão ser necessárias.

4. Nada pessoal, apenas negócios

É natural que o criticado encare o crítico como um inimigo em potencial, afinal, ninguém gosta de ter uma ideia criticada. Porém, lembre-se de separar o pessoal do corporativo. Uma crítica severa poderá vir de onde menos se espera: de um amigo próximo ou de um familiar querido. Saiba encarar as coisas de modo racional, não emocional.

5. Acate e aprenda, sem mimimi

Choramingar pela crítica derramada não adianta em nada. Acate o que foi dito e aprenda com aquilo. Ficar ofendido porque alguém não curtiu seu projeto é sinal de criancice profissional. A partir do momento em que você expõe algo publicamente, aceite que estará sujeito a comentários bons e ruins. Engula o choro, chega de mimimi.

Fonte:Designerd


Um comentário:

  1. Olá Caio,obrigada pela visita ao blog Ellis Montechiari,já estou por aqui também,muito interessante seu espaço.Parabéns!
    Tudo por aqui é uma boa ideia.
    O Senhor te abençoe grandiosamente...!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Propague suas ideias !!

Pop Top

Total de visualizações de página