21 de agosto de 2010

Propaganda Agressiva

Agência funerária do Rio de Janeiro inova em sua propaganda, imagine você fumante ao ganhar um isqueiro de brinde e no mesmo vir escrito "Vá fumando que eu espero" e ao virar perceber que se trata de uma funerária. Qual seria sua reação ?
A maioria ficaria com raiva e jogaria o isqueiro fora, por se tratar de uma propaganda agressiva e de mau gosto para quem não dispensa o cigarrinho, pois todos sabem que o mesmo faz mau, mas não precisaria ser lembrado disto, ainda mais por uma agência funerária.
O que poderia ser uma ação criativa e podemos convir que foi bem criativo mesmo, porém não muito aceito por ser um tanto de mau gosto e de interpretações variadas mas na maioria negativamente. 

Políticos na Rede

Muitos políticos com pouco espaço no horário eleitoral estão produzindo videos para internet, situações muito interessantes, curiosas e inusitadas, casos por exemplo do humorista Tiririca onde em seu vídeo ele diz "ajudar os pobres e a própria familia, Vote Tiririca pior que está não fica", Mulher Pera (rebolando, rebolando) onde ela diz que precisa do seu voto para mostrar tudo que tem para dar pelo povo, Marcelinho Carioca ou Luciana Costa imitando o discurso do Dr. Enéas entre muitos outros.


Muitos desses "candidatos" não estão interessados em ganhar as eleições, muitos deles nem sabem o que um deputado, senador faz, na grande parte deles estão interessados em fama, serem conhecidos, celebridades e os que já são famosos estão em busca de aumentar seu ego e fazer seu marketing pessoal.

A internet se tornou um meio forte para os candidatos aparecerem tanto com intenção de mostrar suas proposta como principalmente para aparecer para o Brasil todo e com isso fazer sua própria campanha pessoal.

A campanha virtual serve muito mais para um objetivo de deixar o nome desses famosos em evidencia e muito mais conhecidos do que para ganhar as eleições. Muitos votam nestas figuras em uma forma de protesto, porém seus interesses não são políticos.

14 de agosto de 2010

Melhores agências de publicidade do Brasil

Para ser uma grande agência de propaganda não basta ter apenas clientes de nome ou um grande prédio no centro da cidade com vários andares e muitos funcionários, para ser grande tem que pensar  grande, o bom publicitário consegue transmitir a idéia da campanha mesmo que seu cliente não seja uma Coca-Cola, pois do meu ponto de vista fazer uma campanha para uma empresa conhecida é bem mais fácil do que fazer para um cliente desconhecido. As grandes e melhores agências começam assim e atualmente por uma conseqüência natural elas contam com um extenso  número de grandes clientes e campanhas reconhecidas mundialmente.
Você não irá abrir uma agência e logo "de cara" conseguir uma conta de uma Volkswagen, Motorola, Claro etc...

O começo é por baixo, o trabalho é árduo, porém com muito empenho e criatividade o objetivo sempre é alcançado.
Segue o Top 10 de agências no Brasil:

-W/Brasil
-África
-Young & Rubicam
-DM9DDB
-Talent
-DPZ
-NeogamaBBH
-Artplan Mais
-Quê Comunicação
-Casablanca

8 de agosto de 2010

O "merchandising" é a alma do negócio?

O termo "merchandising" foi deformado pelo mercado, atualmente todo tipo de comercial ao vivo, ações promocionais, testemunhais com a presença de apresentadores é considerado um "merchandising". O "merchan" de verdade foi criado para ser uma propaganda que o público não perceba que a mesma aconteça, foi criado  primeiramente no cinema em Hollywood, com a intenção de divulgar categorias sem que passasse uma idéia de comerciais.
O "merchandising" atual é agressivo, sem controle nenhum, muitos programas abusam nos testemunhais muitas vezes a maior parte do programa passa-se em comerciais e testemunhais o exemplo mais forte na atualidade é do jornalista e publicitário Milton Neves, o mesmo apresenta o programa esportivo "Terceiro Tempo" e o mais novo "Band Mania", seus testemunhais são agressivos e longos na maioria das vezes deixam de ser apenas testemunhais e passam a ser uma propaganda chata e agressiva ao público, seus "merchans" não ficam apenas nos testemunhais, pois quando esta produzindo um comentário sobre determinado assunto relacionado ao esporte Milton Neves consegue uma forma de colocar o nome de seus clientes/produtos no meio de seu comentário ou muitas vezes interrompendo seu convidado para fazer ou citar sobre algum produto.
O que é feito hoje em dia não pode ser chamado de "merchandising", mas sim de uma propaganda agressiva e inconveniente, onde muitas vezes é tirado o foco de uma idéia discreta e transformado em um assédio ao bom senso da propaganda.

7 de agosto de 2010

Agência Hit e M&M's - 22º Festival de Publicidade do Alcina

O Festival de Publicidade da Escola Alcina Dantas Feijão localizada em São Caetano do Sul, na cidade de São Paulo consiste em colocar em prática o aprendizado de seus alunos do curso técnico de Gestão Publicitário em uma Mostra competitiva de campanhas publicitárias montadas e planejadas pelos próprios alunos que são divididos em grupos da mesma forma que uma agência publicitária.

Participante do ultimo festival de publicidade a "Agência Hit" apresentou a campanha do confete M&M's mostrando um conceito alegre em suas peças para transmitir a idéia de seu slogan "O sabor que você não esquece". O Festival também contou com as campanhas da Revista Piauí (melhor criação e campanha), Pizza Hut (melhor apresentação) e Circo spacial (melhor planejamento).

Participei desta mostra competitiva, integrante da "Agência Hit" com os Participantes:

Aline - Atendimento

Bianca - Flash

Caio - Direção de Arte

Gabriel - Criação

Gregory - Criação

Max - Produção

Risia - Planejamento de Midia

A campanha inovou em suas peças de revista, pois foram feitas peças especificas para cada revista, esta peça a cima foi feita exclusivamente para Play Boy.

A arte de criar é fascinante, o público reconhecer seu trabalho é uma coisa muito marcante mesmo sendo em um festival escolar, pois ao contrário do que muitos pensam ser publicitário não é fácil, você perde seus fins de semanas, vira noites para poder fazer um bom trabalho, entregar no prazo e principalmente vender o produto ou serviço do cliente que o contratou. Mas tudo isso é muito gratificante, talvez virar publicitário não nos deixe ricos, mas quem faz o que gosta é recompensado.

6 de agosto de 2010

Divisão de setores na agência de Publicidade

Em uma agência de publicidade ocorre uma divisão das tarefas. Como em uma empresa normal, há departamentos designados para determinadas funções, porém, por se tratar de umaprofissão "criativa" às vezes esses departamentos, ou o modo operacional da empresa, podem diferenciar de empresas de outros segmentos. Os cargos mais comuns que encontramos nas agências são: Atendimento, Mídia, Planejamento, Criação, Finalização, Produção (Produção gráfica e RTVC).

Atendimento: Responsável pela comunicação cliente-agência e agência-cliente. É o profissional de atendimento que apresenta peças e campanhas, planejamentos etc.


Mídia: Elabora o planejamento de mídia, de modo a atingir melhor cobertura e freqüência com o mínimo de gastos ao público-alvo esperado.


Planejamento: O profissional de Planejamento é responsável pela criação do plano de comunicação, estudando o mercado atual, a concorrência, o público consumidor, fatores do macroambientais e microambientais, etc. Tudo isso para traçar com precisão as metas e objetivos do cliente a curto, médio ou longo prazo.


Criação: Este departamento é composto pela dupla de criação, formada pelo diretor de arte, que é o responsável pela parte visual das peças publicitárias e pelo redator, responsável pela criação dos textos (títulos, slogans e outros textos), esta dupla é coordenada pelo Diretor de Criação. É deste departamento que saem as idéias para os anúncios.


Produção: Neste departamento, que é dividido em produção gráfica e produção eletrônica (ou RTVC), são feitos todos os contatos (orçamentos, visitas, consultas, etc) com os fornecedores gráficos e produtoras de vídeo.

Produção on line: Esse é um novo cargo existente nas agências de publicidade para atender a crescente demanda dos clientes por uma comunicação digital. Embora ainda não formalizado, nem em termos de denominação de cargo nem de funções, o profissional que trabalha nesta área contribui, junto com o planejamento geral, para oferecer maior número de possibilidades de ações on line adequadas à verba/perfil do cliente, dar apoio à criação no desenvolvimento das peças e acompanhar o trabalho com os fornecedores on line, desde o orçamento até a entrega, de todas as peças digitais.

A Publicidade

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.

Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento,criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Mas estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.

Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc…, a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.

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